Agressividade com Comida

Por Marcio Cerqueira

Como evitar que seu cão se torne possessivo em relação á sua comida?
Mesmo sem a menor intenção, muitas pessoas acabam ensinando seu cãozinho a ter uma atitude possessiva, chegando até a morder, quando alguém se aproxima de seu pote de comida. E é fácil entender o porque desta atitude !

Sempre que o dono vai alimentar o cão, ele simplesmente oferece o alimento e se retira. As vezes, o cão é alimentado em um local bem isolado da casa, na garagem ou no quintal, pois não queremos que o cão seja perturbado enquanto come. Também costumamos avisar as crianças para deixar o cão em paz enquanto ele está comendo. Todas estas atitudes fazem com que o cão se habitue a comer sem que ninguém esteja por perto, podendo agir de forma agressiva no futuro, quando alguém se aproximar de sua comida.

Prevenir que o cão "guarde" sua comida é fácil se o treinamento for feito desde os primeiros dias que o filhote chegar em sua casa. Deve-se ensinar ao seu amigão que mãos se aproximando de seu pote não irão retirar a comida, mas sim trazer algo bem mais gostoso do que o alimento que ele está comendo. Quando o filhote aprender isso, ao invés de querer que se afastem, vai ficar super feliz todas as vezes que se aproximarem de sua comida!!!

Se o cão rosnar quando você chegar perto de seu pote, nunca aja de forma agressiva com ele, ou você estará ensinando-o a se tornar cada vez mais desconfiado sempre que você chegar perto de sua comida.

Siga este procedimento na hora das refeições de seu filhote, prevenindo desta forma que, ao se tornar adulto, você venha a ter problemas em relação á possessividade com comida:

  • Coloque a comida de seu filhote em um pote grande.
  • Chame o cãozinho, coloque o pote no chão, e assim que ele começar a comer pegue pequenos pedaços de algo mais gostoso do que a comida que está no pote, como por exemplo pedacinhos de frango, ou queijo, ou carne e segure-os em frente do focinho do cão, para que ele possa cheirá-los, enquanto o filhotinho estiver comendo.
  • Deixe-o comer alguns pedacinhos e se retire.
  • Depois de alguns segundos, volte a ficar do lado do cão e ofereça novamente os deliciosos petiscos.
  • Repita o procedimento por 3 vezes em cada uma das refeições.
  • No dia seguinte, mantenha o petisco escondido na palma da mão.
  • Coloque sua mão dentro do pote de comida, com a palma para cima, e quando ele começar a farejar sua mão, abra-a e deixe-o comer o que você estava segurando.
  • Faça isto por 2 ou 3 vezes em cada refeição.
  • No outro dia, repita o mesmo procedimento, só que agora, a palma de sua mão não estará para cima.
  • Coloque a mão no pote e mexa na comida do cão antes de entregar o petisco.
  • Faça isto por umas 2 vezes por refeição. Faça isto todos os dias, até que o filhote comece a parar de comer e abane o rabinho, para ver o que você está trazendo de gostoso.
  • Uma vez que sua presença já seja muito bem vinda, dê a comida do filhote e enquanto ele estiver comendo, faça carinho nas costas, no pescoço, na cabeça, nas patas do cão. Assim ele não irá reagir negativamente se alguém mexer nele enquanto estiver comendo, ao se tornar adulto.
  • Quando o filhote já estiver habituado com você mexendo em sua comida, faça com que os outros membros da casa também venham oferecer petiscos ao cão enquanto ele estiver comendo, principalmente as crianças.

E assim, você acabou de criar uma atitude super positiva em seu filhote que irá acompanhá-lo até a idade adulta e, com certeza, você não terá nenhum problema de possessividade em relação à sua comida.