O Pastor Alemão convive bem com crianças?
Os Pastores Alemães são animais muito dóceis, quando próximo de seus proprietários. Essa raça se adapta muito fácil com crianças, se assim acostumado desde os primeiros meses de idade. O cão se adapta muito bem as brincadeiras feitas pelas crianças, podendo manter um contato direto, sem que haja preocupações para os proprietários do cão e pais das crianças. 

Com qual idade posso adquirir um filhote de Pastor Alemão?
Recomenda-se que o filhote seja separado de sua mãe após os 50 dias de nascimento, desde que já esteja se alimentado de ração seca. Sempre se deve adquirir um animal de procedência, documentado e com a primeira dose da vacina V8, que combate as principais doenças virais como parvovirose, cinomose e parainfluenza que acometem com maior freqüência os cães na fase juvenil e uma dose de vermífugo. Para que tudo isso esteja feito e o animal possa se adaptar bem em seu novo lar recomenda-se que seja adquirido após os 60 dias de vida.

Meu filhote chora a noite toda, o que devo fazer?
Normalmente os filhotes tendem a chorar bastante nos primeiros dias longe de suas mães. Para melhorar essa situação devemos brincar com o filhote durante o dia, para que ele gaste um pouco de sua energia e se sinta menos sozinho. Durante a noite pode-se fazer uso de garrafas pet, com água morna e colocá-las junto à cama do filhote, envoltas em toalhas. Desta maneira o animal se mantém aquecido, como se estivesse junto da mãe e seus irmãos, se sentindo mais confortável.

Quando devo começar a treinar meu Pastor Alemão?
O cão deve ser estimulado a demonstrar seus instintos desde pequeno. Se houver a intenção de levá-lo para exposições de beleza e estrutura, o filhote deve ser treinado a partir dos quatro meses de idade. Caso o cão seja treinado apenas para obediência e guarda, o treinamento deve ter início aos seis meses de idade. O treinamento deve ser feito com tranqüilidade, respeitando o tempo de aprendizagem do cão. Normalmente um Pastor Alemão leva de cinco a seis meses para estar com seu treinamento de obediência e guarda completos.

Com qual idade a fêmea apresenta seu primeiro cio?
As fêmeas, de um modo geral, apresentam o primeiro cio entre os oito e doze meses, apesar de este prazo ser considerado normal entre seis e dezoito meses de idade. Essa variação pode ocorrer devido ao clima, alimentação, maturidade hormonal, entre outros. Após a fêmea apresentar o seu primeiro cio, esse ciclo (chamado de ciclo estral) se repete a cada seis meses e normalmente a cadela cicla até os nove anos de idade.

Quais cuidados especiais têm que ter com meu Pastor Alemão?
O Pastor Alemão é um cão de pastoreio, robusto e rústico, sendo de fácil manejo. Sempre se deve manter água limpa e fresca ao alcance do animal, fornecer uma ração de boa qualidade, manter o local onde o cão vive limpo e livre de parasitos como carrapatos, pulgas, etc. Escovar a pelagem do animal pelo menos duas vezes por semana, o que diminui a queda de pêlos e mantém a pelagem brilhante e saudável. Dar um banho por semana, ou a cada duas semanas no inverno, com shampoo próprio para a raça. Manter o animal vacinado e vermifugado conforme orientação do Médico Veterinário de sua confiança.