O que é castração?
Procedimento cirúrgico que impede a procriação sem controle de cães e gatos (machos e fêmeas). 

Consiste na retirada de ovários e útero no casa da fêmea, e dos testículos no caso do macho. Machos e fêmeas podem ser esterilizados a partir dos 3 meses de idade, não interferindo no seu desenvolvimento e formação. 
As técnicas cirúrgicas e anestésicas usadas em nosso país permitem realizar a castração precoce com grande segurança. A cirurgia é feita rapidamente com pequenas incisões - nos machos a operação dura apenas 20 minutos e 40 nas fêmeas, sem precisar de internação.
Nos Estados Unidos, torna-se cada vez mais comum castrar filhotes com apenas 7 ou 8 semanas de vida, já que a recuperação da cirurgia é mais rápida. Elimina-se qualquer chance de gravidez precoce e a tecnologia permite esse avanço.
Vale lembrar que o gato se reproduz de 3 em 3 meses, e o cachorro de 6 em 6 meses, ficando difícil encontrar um lar para todos.

Vantagens: - Solução definitiva contra a reprodução desenfreada e muitas vezes irresponsável; 
- Menor risco de câncer de útero, mama, ovário e próstata;
- Sem acasalamentos, as doenças sexualmente transmissíveis deixam de representar risco; - Diminui muito o risco de doenças como displasia, doença que infelizmente afeta muitos cães nos dias de hoje; 
- O macho perde o hábito de urinar para demarcar território; 
- O cio e o sangramento deixam de ocorrer; 
- O animal fica mais caseiro e assim acabam as fugas, que geralmente acarretam atropelamentos e maus tratos; 
- Termina o incômodo do barulho em função dos cios;
- A esterilização favorece o aumento da qualidade de vida do animal.