Como ensinar o seu cão a fazer as necessidades no local adequado?

Por Marcio Cerqueira

Muitas pessoas tem dificuldade em ensinar seu cãozinho a fazer as necessidades fora de casa ou em algum local determinado dentro da casa, como por exemplo, na lavanderia. Realmente, não é uma tarefa muito fácil, mas vamos dar algumas dicas que, com certeza, facilitarão muito esta tarefa.

Em primeiro lugar não vamos nos esquecer que, para os cães, é completamente normal urinar ou evacuar em qualquer local que acharem adequado, assim que lhes der vontade. Cabe a nós, que nos propusemos a trazer um animalzinho para dentro de casa, ensinar-lhes, com amor e paciência, além de técnicas adequadas, é claro, o que consideramos serem atitudes apropriadas para um convívio pacífico.

A primeira coisa que se deve fazer quando se quer ensinar um cão, seja ele filhote ou adulto, a fazer as necessidades fora de casa, (ou em um local determinado) é limitar seu acesso pelo casa.

Não devemos deixar que ele ande livremente sem que ele esteja sob nossa total supervisão.

*ATENÇÃO !

Os cães não gostam de fazer as necessidades nos locais onde dormem e comem.

Mas, os filhotinhos também não conseguem segurar o xixi quando são muito novinhos. Somente após os 4 meses de idade os filhotes conseguem começar a controlar as eliminações.Leve seu filhotinho para o quintal ou outro local designado para as necessidades a cada hora e meia.

Assim que fizer xixi faça muita festa e brinque com seu filhote. Jogue bolinha, converse com ele, faça-lhe muitos agrados antes de colocá-lo de volta no seu lugar. Ele também precisa de exercícios e bastante atenção.

Uma outra opção para quem mora em apartamento e não tem quintal ou garagem para levar o filhotinho para eliminar, é o uso de uma grade de proteção colocada, por exemplo, na porta da lavanderia.

Forre todo o piso da lavanderia com jornal. Em uma ponta coloque a cama e os brinquedos. Ao lado, o pote de água. Se você trabalha fora e o filhote tem que ficar sozinho muito tempo, esta é a melhor forma de ensiná-lo.

Sempre deixe uma folha com a urina do cão por baixo das folhas de jornal limpas!!!!

Os cães gostam de fazer suas necessidades sempre no mesmo local, e isto irá atraí-los para aquele ponto. Sempre que tirar o filhote da lavanderia para brincar, certifique-se que ele já tenha feito seu xixizinho antes.

Brinque bastante com ele, jogue bolinha, mas fique de olhos bem abertos. Se você perceber que o cão está farejando o chão com muita intensidade ou rodopiando e cheirando o chão ao mesmo tempo, não espere!!!! Pegue-o no colo e leve-o ao local designado imediatamente.

Assim que o cão fizer suas necessidades, faça MUITA FESTA!

Mas e se o cão fizer xixi no seu tapete?

Bem, se você perceber enquanto ele estiver fazendo, diga um NÃO bem enérgico e leve-o rapidamente para onde você deseja que ele faça. Limpe muito bem o "local do crime", pois como já dissemos, o cheiro irá atraí-lo novamente.

Existem no mercado, produtos que prometem remover os odores de urina dos tapetes. Vale a pena tentar.

Mas se você não ouviu meus conselhos, e deixou seu cão sozinho pela casa e ao chegar avistou um montinho ou pocinha no chão, NÃO BRIGUE COM SEU CÃO !!!!!!! Já é muito tarde para ele compreender a razão de você estar bravo.

Isto só irá servir para diminuir a confiança que seu amigão tem em você! Leve-o calmamente para o cercadinho, e limpe tudo com muito cuidado. E mais atenção da próxima vez!!!

Jamais esfregue o focinho do cão em sua urina ou fezes!

Dicas Importantes

Seu cão precisará "ir ao banheiro" todas as vezes que acordar, todas as vezes que comer, sempre que acabar de brincar muito, logo após roer seu ossinho preferido.

Fique atento e leve-o para fora ou para a lavanderia. Quanto menos vezes o cão errar, mais rapidamente aprenderá !

A cada semana, dê um pouquinho mais de liberdade ao seu amigão, e se tudo correr bem e ele continuar se dirigindo para o local determinado, PARABÉNS, seus esforços estão sendo recompensados!! Seu amigão já está aprendendo !!

Para que o cão possa evacuar sempre no mesmo horário, é importante que sua alimentação seja oferecida todos os dias no mesmo horário também.

Ofereça a comida ao cão. Espere mais ou menos 15 minutos para que ele possa comê-la. O que sobrou, você retira e só apresenta novamente, no próximo horário de alimentação. Assim, você estará condicionando seu amigão a fazer as necessidades pouco tempo após ter comido, o que facilita muito a limpeza !!

Não dê liberdade rápido demais, senão o cão irá regredir. Lembre-se que não queremos que o cão erre.

E não se esqueçam!!

  • Não deixe seu cão o dia inteiro no cercado.
  • É muito importante que ele saia no máximo a cada 2 horas para correr e brincar com você.

É claro que se você trabalha fora e o cão deve ficar sozinho o dia todo, você irá deixá-lo em um local mais espaçoso, como por exemplo a lavanderia (totalmente forrada com jornal).

*Boa sorte com o treinamento!