Ensinando Seu Cão a Brincar Com Brinquedo Para Cães

Por Marcio Cerqueira

É muito comum a pessoa dizer que seu cão não gosta de brincar com brinquedo para cães e sim com seus pertences. Isto ocorre porque os nossos pertences tem nossos odores, por isso os cães adoram tudo o que é nosso. Na sua ausência aquele objeto que tem seu cheiro (odor) se torna o tranqüilizante dele.

O mais importante é descobrir que tipo de brinquedo empolga o nosso amigo peludo, e fazer com que ele aprenda a interagir com o mesmo.

Eu costumo amarrar uma cordinha bem fina de mais ou menos 20 cm de comprimento em todos os brinquedos dos meus cães. É assim que eu apresento o brinquedo a eles, fazendo no chão com que o brinquedo tenha vida própria, mexendo-o de um lado para o outro.

A velocidade do movimento tem que ser lenta, porém de maneira que desperte o interesse do cão em querer caçar o brinquedo e capturá-lo. No início, a brincadeira deve ser curta e você deve achar uma forma de acabar com ela no auge (no momento que o seu cão esta mais excitado pelo brinquedo), pois assim o seu cão desenvolverá um interesse maior pela brincadeira.

Para sumir com o brinquedo no meio da brincadeira finja que o arremessou para longe e assim que o cão olhar ou correr para a direção que foi atirado o brinquedo, esconda-o atrás de seu corpo. Deixe suas mãos à vista do cão e faça uma cara de quem não esta entendendo nada, ou seja, faça com que o seu cão pense que o brinquedo sumiu e que a culpa não é sua.

Desta forma, sempre que você pegar o seu cão brincando com algo que não seja os brinquedos dele, diga não, e lhe apresente um brinquedo com o qual ele saiba brincar. Assim, você verá o quanto ele ficará feliz por não ter levado uma bronca e ao mesmo tempo aprenderá que tem que brincar com seus próprios brinquedos e não com as suas coisas.