O momento certo da recompensa

Por Marcio Cerqueira

Podemos elogiar nossa mãe pelo almoço maravilhoso que ela fez no domingo passado que ela se lembrará, porém com os cães isto não é possível, pois suas recompensas devem aparecer imediatamente após o comportamento emitido para que possa haver uma associação e posteriormente um condicionamento.

Com o Método Clicker nós iremos fortalecer os bons comportamentos de modo que o cão sempre os emita, fazendo assim com que a freqüência dos comportamentos indesejáveis enfraqueçam ou sumam.

É claro que nós não iremos sentar no sofá e ficar premiando somente as boas ações de nossos cães enquanto o mesmo faz xixi e côco no lugar errado, roem nossas coisas ou mordem nosso pé ou calcanhar. Mas para isso existem técnicas de correções comportamentais que aliadas ao Clicker farão com que seu cão entenda o que se espera dele.


O que é uma recompensa para o cão?

É tudo aquilo que agrada o animal, como: carinho, comida, passeio, brinquedo e liberdade são exemplos de recompensa, porém a mais usada em adestramento com Clicker são os petiscos (salsicha, bifinhos de frango ou carne, fígado... etc).